VRA - Voo Regular Ativo

Sistema de processamento e publicação de dados de operações do transporte aéreo público brasileiro.

O VRA provém da junção dos voos registrados no Sistema de Registro de Operações de Serviços de Transporte Aéreo Público (SIROS), regulamentados pela Resolução nº 440/2017 e Portaria SAS nº 2.177/2020, com os voos registrados no Sistema de Envio dos Dados Estatísticos de Voos (DataVoo), regulamentados pela Resolução nº 191/2011 e Portaria SAS nº 3.506/2019 e n° 3.507/2019.

Nos casos de voos regulares e não regulares programados, são utilizados os dados do SIROS, cujos domínios estão descritos na Portaria SAS nº 2.177, e os dados Data/Hora Partida Realizada e Data/Hora Chegada Realizada do Sistema DataVoo, cujos domínios estão descritos nas Portarias SAS nº 3.506 e 3.507.

Nos casos de voos não regulares não programados, são usados os dados do Sistema DataVoo, cujos domínios estão relacionados nas Portarias SAS nº 3.506 e 3.507.

O dado “Situação de Voo” é o único que não apresenta domínio nas portarias supracitadas, e cujas definições se encontram descritas abaixo:

  • “Realizado”: caso a etapa de voo conste no SIROS e no Sistema DataVoo;
  • “Cancelado”: caso a etapa de voo conste no SIROS e não conste no Sistema DataVoo e nem no Banco de Informações de Movimento de Tráfego Aéreo (BIMTRA), administrado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); e
  • “Não Informado”: para aqueles casos em que as empresas não enviaram dados para o Sistema DataVoo, mas realizaram voos conforme consulta no BIMTRA. Os dados do VRA são elaborados pela junção de dados do SIROS com os dados do DataVoo, que já possuem critérios de qualidade de dados tais como: precisão, consistência e exatidão. Esses dados já são verificados por meio de regras especificadas nesses Sistemas, e a metodologia descrita abaixo contempla, portanto, a verificação de critérios relacionados principalmente à consistência e à duplicidade de informações relacionadas à junção dos dados do VRA.
  • O dado “Situação de Voo Partida” e “Situação de Voo Chegada” não apresenta domínio nas portarias supracitadas, e cuja definições se encontram abaixo relacionadas:

  • “Antecipado”;
  • “Atrasado”; e
  • “Pontual”.
  • Busca de voo por data, empresa aérea, origem, destino e número de voo (data de referência):

  • Filtro por voo: data, empresa aérea, origem, destino e número de voo {ddmmyyyy}
  • sg_empresa_icao, nm_empresa, nr_voo, cd_di, cd_tipo_linha, sg_equipamento_icao, nr_assentos_ofertados, sg_icao_origem, nm_aerodromo_origem, dt_partida_prevista, dt_partida_real, sg_icao_destino, nm_aerodromo_destino, dt_chegada_prevista, dt_chegada_real, ds_situacao_voo, ds_justificativa, dt_referencia, ds_situacao_partida, ds_situacao_chegada

    Exemplo de busca do voo AAL-0906-SBGR-KMIA 31/12/2014

    Busca de voos por data (data de referência):

  • Filtro por data de voo: data (referência) {ddmmyyyy}
  • sg_empresa_icao, nm_empresa, nr_voo, cd_di, cd_tipo_linha, sg_equipamento_icao, nr_assentos_ofertados, sg_icao_origem, nm_aerodromo_origem, dt_partida_prevista, dt_partida_real, sg_icao_destino, nm_aerodromo_destino, dt_chegada_prevista, dt_chegada_real, ds_situacao_voo, ds_justificativa, dt_referencia, ds_situacao_partida, ds_situacao_chegada

    Exemplo de busca para VRA de 31/12/2014

    Busca de voos por período:

  • Filtro por período: data inicial(referência 1) {ddmmyyyy} e dt_final(referência 2) {ddmmyyyy}
  • sg_empresa_icao, nm_empresa, nr_voo, cd_di, cd_tipo_linha, sg_equipamento_icao, nr_assentos_ofertados, sg_icao_origem, nm_aerodromo_origem, dt_partida_prevista, dt_partida_real, sg_icao_destino, nm_aerodromo_destino, dt_chegada_prevista, dt_chegada_real, ds_situacao_voo, ds_justificativa, dt_referencia, ds_situacao_partida, ds_situacao_chegada

    Exemplo de busca para VRA de 01/12/2014 a 31/12/2014